Vantagens do resfriador de ar Ecobrisa

Tabela comparativa entre tipos de resfriadores de ar

Os resfriadores de ar evaporativos ECOBRISA são:

Econômicos

Os custos de instalação e operação são uma fração dos custos de sistemas de ar condicionado convencionais. A necessidade de manutenção é mínima, e não exige mão de obra especializada. Não há compressores, condensadores, circuitos de alta pressão ou tubos isolados. O consumo de energia elétrica é apenas o do ventilador mais o de uma pequena bomba de água. Um equipamento de ar condicionado convencional, dimensionado para o mesmo ambiente, consome cerca de 10 a 15 vezes mais energia elétrica. Comparado ao ar condicionado equivalente, a economia de energia é de 90 a 95%.

O custo da adequação do ambiente ao sistema de climatização por resfriamento evaporativo também é muito baixo porque, ao contrário do que ocorre com sistemas de ar condicionado, o espaço a ser climatizado não deve ser fechado nem precisa ser tão bem isolado.

Os resfriadores de ar ECOBRISA trabalham com alta vazão de ar.

Se o equipamento for posicionado corretamente em relação às saídas de ar ambiente, é possível climatizar grandes ambientes sem o uso de dutos. Isto viabiliza a utilização de ventiladores axiais de baixa pressão, que tem um consumo de energia cerca de 4 a 6 vezes menor que os ventiladores centrífugos (Sirocco), necessários para sistemas dutados. Em aplicações comerciais e industriais, os resfriadores evaporativos ECOBRISA podem trazer aumento na produtividade e na vida útil de máquinas e equipamentos, reduzindo também as paradas de manutenção.

Como se sabe, o ar condicionado é o grande vilão do consumo de energia elétrica nas instalações comerciais, representando de 25% a 50% do consumo total do setor. A utilização, onde possível, de resfriadores de ar evaporativos ECOBRISA, como uma alternativa ao ar condicionado convencional representa um grande potencial de economia de energia elétrica para o país.

Eficientes

Por utilizarem o mais moderno meio evaporativo existente, produzem ar com temperatura próxima à temperatura de bulbo úmido, reduzindo a temperatura do ar em até 10°C (veja Tabela). São de grande utilidade mesmo em regiões com umidade relativa alta.

Saudáveis

Os resfriadores evaporativos ECOBRISA produzem um ar de excelente qualidade uma vez que, ao passar pelo painel evaporativo úmido, o ar é esfriado, filtrado e umidificado. Por trabalharem sem recirculação de ar, eliminam poluentes, germes, fumaça, odores e poeira do ambiente. Os resfriadores evaporativos ECOBRISA evitam a "síndrome dos edifícios doentes"porque são dimensionados para renovarem completamente o ar do ambiente a cada 1 a 4 minutos, dependendo da carga térmica e umidade relativa local. Por isso, ECOBRISA é altamente recomendado para áreas de produção, clínicas, laboratórios, salas de espera, salas de aula e ambientes públicos e coletivos em geral onde se precisa associar a necessidade de climatização com a obrigatoriedade da renovação do ar.

Os resfriadores evaporativos ECOBRISA são extremamente úteis no ambiente industrial por proporcionarem conforto térmico a um custo muito baixo. Na maioria das indústrias a instalação de sistemas de ar condicionado convencional é totalmente inviável e uma simples ventilação é ineficaz em ambientes com carga térmica elevada. O uso dos resfriadores evaporativos ECOBRISA neste ambiente contribui para o bem estar do trabalhador, aumentando sua produtividade e eficiência e reduzindo os problemas de saúde e de segurança do trabalho.

Ecológicos

Os resfriadores de ar evaporativos são ecológicos porque funcionam apenas com água e têm um consumo de energia muito baixo.

Além disso, não utilizam nenhum gás CFC ou HCFC, prejudiciais ao meio ambiente.

Práticos

Ao contrário do que ocorre com sistemas de ar condicionado convencionais, o ambiente a ser climatizado pelo ECOBRISA não pode ser fechado e nem precisa ser isolado. Assim, os resfriadores de ar ECOBRISA são ideais para climatizar lojas que mantém as portas abertas e linhas de montagem e células de produção dentro de indústrias.

Outra característica especial do projeto dos resfriadores de ar ECOBRISA é o baixo nível de ruído dos seus ventiladores axiais, resultado de uma criteriosa seleção da hélice utilizada e da rotação de trabalho. Assim, na maioria dos casos pode-se utilizar a descarga direta do ar dentro do ambiente através de venezianas de aletas reguláveis, sem necessidade de dutos. Em alguns casos quando o ambiente exige uma distribuição do ar por dutos, a VIVA Equipamentos dimensiona os dutos e seleciona o ventilador axial ou centrífugo mais adequado, fabricando um equipamento específico para o cliente.

Veja a tabela comparativa

imprimir   sobir